Furacões liberam golfinhos treinados nas águas do Golfo do México
2005-09-29
A passagem dos furacões Rita e Katrina pelo sudeste dos Estados Unidos teve conseqüências devastadoras não apenas para a população humana, mas também para os animais. Entre os afetados, estão um grupo de golfinhos treinados pelo Exército norte-americano para disparar contra possíveis terroristas ou descobrir espiões submarinos. Pelo menos 36 desses mamíferos poderiam estar hoje nadando sem controle pelas águas do Golfo do México.
Os especialistas que estudam há anos o programa de treinamento desses mamíferos realizado pelo Exército dos Estados Unidos estão convencidos de que os golfinhos poderiam levar dardos tóxicos, que seriam um perigo para pescadores da região. O Exército já admitiu há anos que treina esses mamíferos - tidos pelos biólogos coo os mais inteligentes animais - com fins militares, embora tenha negado a confirmação sobre o desaparecimento de alguns de seus exemplares.
Nos Estados Unidos, os golfinhos sao treinados para missões de ataque e detecção de espiões desde a Guerra Fria. Este tipo de mamífero - muito habitual na costa dos Estados Unidos - migrou da região central, onde vivia, após a passagem do Katrina, ao deixar o centro aquático de treinamento, varrido pelas águas do mar. Os especialistas acreditam ser necessáiro encontrá-los o quanto antes para poder seguir com o programa de treinamento. (El Mundo, 28/9)