Tufão Damrey perde força depois de matar 43 pessoas na Ásia
2005-09-29
O tufão Damrey perdeu força nesta quarta-feira (28/9), depois de matar pelo menos 43 pessoas e provocar importantes danos na passagem por Filipinas, China, Vietnã e Tailândia. O Damrey virou uma depressão tropical com ventos de 38 quilômetros or hora. O fenômeno já havia registrado ventos de 200 quilômetros por hora, segundo o Observatório de Hong Kong.
Oito pessoas morreram em três Províncias do norte do Vietnã na terça-feira (27/9) e outras 18 continuam desaparecidas. Dezesseis 16 já haviam morrido na China, e outras 16 nas Filipinas.
A Tailândia também registrou três mortes em duas Províncias do norte, onde cinco pessoas continuavam desaparecidas nesta quarta-feira, segundo uma fonte do Ministério do Interior, em Bangcoc.
Quase 300 mil pessoas foram retiradas de suas casas no Vietnã, onde os prejuízos chegam a dezenas de milhões de dólares.
–As pessoas estão refugiadas em igrejas, escolas e edifícios públicos–, disse uma fonte do Departamento de Gerenciamento dos Desastres Naturais de Nam Dinh. –Temos de esperar a retirada das águas e depois reparar os diques para que as pessoas possam retornar para suas casa–, acrescentou.
Na China, o Ministério de Assuntos Civis informou que a tempestade provocou danos de 8,5 bilhões de yuans (US$ 1,05 bilhão) nas Províncias de Hainan, Guangdong e Guanxi. Mais de 435 mil pessoas foram retiradas das zonas afetadas.
Nas Filipinas, os ventos também obrigaram a retirada de oito mil pessoas em nove cidades da Província de Bicol, ao sudoeste de Manila. A tempestade também levou as fortes chuvas e ventos violentos ao Laos. Testemunhas afirmaram que as ruas de Hanói (Vietnã) se transformaram em verdadeiros lamaçais nesta quarta-feira (28/9). As linhas telefônicas não funcionam na cidade. (FSP, 28/9)