Garimpo ilegal invade cidade no interior de São Paulo
2005-09-28
A cidade de Itariri, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, foi invadida por garimpeiros clandestinos. Eles começaram a esburacar a cidade em junho passado e duas pessoas já morreram em escavações irregulares. Agora, os garimpeiros estão escavando ruas de bairros próximos ao centro, deixando vias intransitáveis e gerando risco para a população. Adultos e até crianças da cidade participam de escavações na tentativa de encontrar pedras semi-preciosas.
O município de Itariri, que fica a 150 quilômetros da capital, ainda tem áreas de Mata Atlântica e integra parte da Reserva da Juréia, que devem ser preservadas. O nome da cidade tem origem indígena: Ita significa pedra e Riri quer dizer ostra em tupi. A principal fonte de renda é a cultura da banana.
Na Cooperativa, bairro a 200 metros do centro, buracos de até três metros podem ser vistos nas ruas. O abastecimento de água ficou comprometido, pois foram rompidas mangueiras de abastecimento das casas. Assustados com a invasão, os moradores dizem que uma pessoa influente da cidade disse que há pedras semipreciosas em Itariri. Essa pessoa teria ameaçado invadir até mesmo as residências para escavar.
A polícia não conseguiu conter a invasão de garimpeiros e, até agora, apenas uma ferramenta e dois quilos de pedras foram apreendidos. A prefeitura informou que as mangueiras de abastecimento de água estão sendo trocadas e que buracos abertos no bairro Cooperativa começaram a ser fechados. (Estado de Minas, 27/09)