Bomba explode em central elétrica desativada da Espanha
2005-09-28
Uma bomba explodiu nesta terça-feira (27/9) pouco depois das 8h (3h de Brasília) em uma pequena central elétrica que está fora de serviço há dez anos em Añón de Moncayo, na Província de Zaragoza (nordeste da Espanha), sem causar vítimas, e deixando poucos danos materiais.
A detonação do artefato explosivo aconteceu depois que dois supostos membros do ETA [Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade --grupo terrorista e separatista que luta pela independência da região basca] fizeram uma ligação para a DYA --organização que presta auxílio aos motoristas nas estradas-- alertando sobre a colocação da bomba em Añón de Moncayo.
A Guarda Civil mantém a área cercada em previsão de haver uma segunda bomba na central elétrica.
A explosão acontece depois que a organização reconheceu, em comunicado, que está perante novas oportunidades que podem levar a conseguir uma situação democrática nas quais sejam reconhecidos os direitos da região do País Basco, sem abandonar a atividade armada.
No texto, publicado pelo jornal basco Gara por ocasião da celebração do Gudari Eguna (dia do soldado basco), membros do ETA também dizem que a –atual situação política se caracteriza por novas oportunidades, mas também por novos riscos–.
No comunicado, a ETA não expressa em nenhum momento sua disposição em abandonar a luta, mas insiste em mantê-la.
Durante 30 anos de atividade armada da ETA em reivindicação da independência do País Basco, o grupo assassinou mais de 800 pessoas. (FSP, 27/9)