Cientistas elaboram projetos de energia eólica nos Estados Unidos
2005-09-27
Num esforço para tornar o país menos dependente de importação de petróleo, projetos de energia eólica experimental estão a caminho na Geórgia, Estados Unidos. Embora os cientistas venham explorando o potencial dos ventos há décadas, a tecnologia de energia eólica ainda está na infância, 25 anos após a crise energética dos anos 70, afirma Bill Bulpitt, pesquisador sênior da área de engenharia do Instituto de Tecnologias Estratégicas da Iniciativa Energética da Geórgia.
–Há um senso de urgência–afirma ele, acrescentando que, –infelizmente, 25 anos depois [da crise do petróleo do final dos anos 70], não viramos a página... este país não tem feito um bom trabalho para dar conta do problema energético–.
No norte da Geórgia, está sendo feita uma aliança entre cooperativas do setor elétrico do Estado para a construção de uma torre eólica nas Montanhas Rochosas, a fim de medir a velocidade e a direção dos ventos. O projeto será conduzido durante um ano, a fim de se determinar se o sítio é adequado para a produção de energia eólica. –As montanhas ao Norte da Geórgia são as únicas áreas do Estado onde a geração de energia eólica vai funcionar–, afirma Michael Whiteside, presidente da Green Power EMC, empresa que trabalha no programa de energia renovável com 17 cooperativas do setor elétrico daquele Estado. Resultados preliminares indicam que os ventos variam de 6 a 10 milhas por hora. –São necessárias velocidades maiores para turbinas mais amplas, diz Whiteside. (ABCNews, 27/9)