Começa corrida de carros a energia solar na Austrália
2005-09-26
Carros energeticamente eficientes de mais de dez países começaram o Desafio Mundial Solar neste domingo (25/9) – uma corrida de 1.190 milhas desde Darwin, no norte da Austrália, até Adelaide, no sul. O Nuon Solar, time da holanda, que venceu as duas últimas corridas, comanda 21 carros movidos a energia solar desde a linha de partida. A expectativa é de que o tour leve de quatro a cinco dias.
Outros favoritos na corrida são Sky Ace Tiga, do Japão, e a equipe australiana Aurora. Os carros viajam das 8h da manhã às 17h, todos os dias. A chegada em Adelaide deve ser na quarta (28/9) ou quinta-feira (29/9). Nuon, equipe vencedora em 2001 e 2003, tem o recorde de 32 horas e 39 minutos de corrida.
Com a disparada ods preços do petróleo, o diretor da corrida, Chris Selwood, disse que a corrida assumiu proporções significativas neste ano. –Ela irá definitivamente focar a atenção das pessoas para as alterantivas ao petróleo–afirmou.
Há dez carros fazendo parte da chamada Frota verde da corrida. São movidos a combustíveis híbridos, e seu julgamento está baseado unicamente na eficiência do combustível, e não na corrida. Conforme Selwood, espera-se que alguns dos carros da Frota Verde viajem 60 milhas com três litros de diesel. (ABC News, 25/9)