Ecologistas em Ação pedem que lince seja declarado de interesse geral
2005-09-26
A ONG Ecologistas em Ação, a pedido do governo nacional espanhol, quer que o lince ibérico seja declarado de interesse geral para impulsionar sua preservação. A ONG advertiu que somente com o animal em cativeiro não será possível perpetuar a espécie. O porta-voz de Ecologistas em Ação em Doñana, Juan Romero, assegurou que o lince está em –risco crítico de extinção, pois não há poupulações viáveis que garantam a continuidade genética do animal, se não for vibalizado o cruzamento da população de Sierra Morena com a de Doñana, as quais são as que têm os últimos redutos dessa espécie–.
Segundo Romero, para tanto, é –necessário reorientar a recuperação do lince e, para isto, foi proposta a manutenção de seu habitat, açlém od aumento da sinalização e dos controles de circulação das comunicações viárias, assim como não provocar incêndios nos montes de Moguer e iniciar uma grande campanha de conscientização para qe os caçadores convertam em aliados deste felino–.
Romero assimalou que –não são os caçadores que não colaboram para a preservação do lince, mas sim pessoas que se disfarçam de caçadores e disparam contra a espécie, como ocorreu com um exemplar encontrado morto em Hato Ratón, coincidindo com a época da caça–. (El Mundo, 25/9)