Brasil ganha mais uma Reserva da Biosfera
2005-09-23
A porção mineira da Serra do Espinhaço é a sexta Reserva da Biosfera brasileira admitida pelas Nações Unidas. O reconhecimento aconteceu no fim de junho deste ano, e a certificação acontece hoje durante eventos que serão realizados em Belo Horizonte, Ouro Preto e Conceição do Mato Dentro.
A serra foi reconhecida pelo programa O Homem e a Biosfera, da Unesco, a partir de um pedido encaminhado pelo Ministério do Meio Ambiente e Governo de Minas Gerais.
Estendendo-se por cerca de mil quilômetros, desde a região de Ouro Preto (MG) e até próximo à Chapada Diamantina (BA), a Serra do Espinhaço funciona como um divisor de águas e biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica. Possui montanhas com mais de 2 mil metros de altitude, ricas em cânions, cachoeiras e rochedos.
Com mais de três milhões de hectares de área, abriga grande quantidade de riquezas naturais e onze unidades de conservação: os parques nacionais da Serra do Cipó; e das Sempre Vivas; os parques estaduais do Itacolomy; da Serra do Rola Moça; do Rio Preto; do Biribiri; e do Pico do Itambé; os parques naturais municipais do Ribeirão do Campo e do Salão de Pedras; e ainda as estações ecológicas estaduais de Tripuí; e de Fechos. (MMA, 22/9)