Programa que analisa qualidade da água após receber esgotos vence Prêmio Inventor
2005-09-23
Um projeto para analisar a qualidade da água dos rios após o lançamento de esgoto das indústrias e municípios foi um dos vencedores do Prêmio Inventor 2005. Elaborado pela Petrobras em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), o projeto consiste em um software que é capaz de medir a quantidade de poluentes nos rios, determinando exatamente quais são os pontos de maior concentração.
Segundo o coordenador do projeto pela Petrobrás, Luís Tadeu Furlan, o software atende determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estipulou em março do próximo ano o prazo para que todas as empresas que despejam efluentes no rios passem a informar aos órgãos ambientais o impacto do seu lançamento. Atualmente as empresas têm apenas a obrigação legal de divulgar o tipo e a quantidade de seus efluentes liberados.
Para o responsável pela invenção na Unicamp, José Roberto Nunhez, é com essa tecnologia os órgãos ambientais terão melhores ferramentas para a concessão de licenças e recuperação de áreas degradadas. — A instalação de novas indústrias em um determinado local e os pedidos de autorização de outras para maior liberação de efluentes poderão ser analisados com mais precisão-. (Agência Brasil, 22/9)