Equipe da UnB vai avaliar estragos do incêndio no Jardim Botânico
2005-09-23
Uma equipe da Universidade de Brasília (UnB), especializada em recuperação de áreas queimadas, vai sobrevoar a área queimada do Jardim Botânico de Brasília (JBB) nesta sexta-feira. A intenção é mapear os principais pontos devastados pelo incêndio que consumiu cerca de 80% da vegetação da reserva nos últimos três dias. Na próxima segunda-feira, será a vez de uma equipe especializada em geoprocessamento sobrevoar o local para avaliar a real dimensão da área queimada.
A diretora do Jardim Botânico, Ana Julia Heringer, disse que ainda não há uma estimativa de quanto precisará ser investido para a recuperação da reserva. Mas, segundo ela, os trabalhos de revitalização estão a todo vapor.
— O Ibama e o zoológico, por exemplo, irão cuidar dos bichos machucados e catalogar os animais mortos - explicou.
A partir da semana que vem, fiscais do Ibama e do Jardim Botânico irão analisar a área queimada para verificar a amplitude da perda da vegetação do cerrado. Também serão estudados os estragos nas matas ciliares, próximas aos rios.
— Já sabemos que houve perda nas matas. Vamos ver como recuperá-las - afirmou. Para o secretário de Administração de Parques (Comparques), Ênio Dutra, a reconstrução não será tão difícil .
— A chuva de hoje já está ajudando bastante. No próximo mês, iremos montar uma estratégia completa de recuperação -prometeu.
A vice governadora, Maria de Lourdes Abadia, garantiu que o orçamento do Jardim Botânico será maior em 2006.
— Serão destinados mais R$ 2 milhões para a área - afirmou. Em 2005, o orçamento do local foi de R$ 5 milhões. (CorreioWeb, 22/09)