Rússia inaugura importante projeto ecológico para o mar Báltico
2005-09-23
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, inaugurou nesta quinta-feira (22/9), em São Petersburgo, um projeto ecológico internacional. A iniciativa tem importância principalmente para o entorno do golfo da Finlândia e o mar Báltico.
Além de Putin, a cerimônia de abertura do SDS (Sistema de Depuração do Sudoeste) contou com a presença do presidente da Finlândia, Tarja Halonen, o primeiro-ministro da Suécia, Goran Persson, e a governadora de São Petersburgo, Valentina Matviyenko.
–Báltico limpo–, disse Matviyenko depois de apertar o botão verde que inaugurou as instalações de depuração de águas residuais. O sistema deve cuidar de toda a costa báltica da Rússia. O SDS, avaliado em mais de 130 milhões de euros, foi desenvolvido por empresas da Rússia, Suécia e Finlândia. O sistema que contou com a assistência da Comissão Européia deve depurar diariamente 330 mil metros cúbicos de águas sujas que são vertidas no mar Báltico.
Putin declarou que o projeto SDS –representa um importante passo para sanear o estado do meio ambiente no mar Báltico, em cujas margens vivem 50 milhões de pessoas–. (EFE, 22/9)