Primavera em Pelotas começa com convite para deixar carros e motos em casa
2005-09-23
A primavera começou ontem com um apelo especial de preservação ao meio ambiente. No Dia Mundial Na cidade sem meu carro, o convite é para os moradores de Pelotas elegerem formas alternativas de deslocamento. Caminhadas, pedaladas ou ônibus e seletivos são opções para parte dos 80.081 automóveis e motos permanecer na garagem não só nesta quinta-feira. A proposta da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) é lançar a discussão, mas também criar condições para o ato de consciência dos condutores não ficar reservado apenas à data internacional.
O objetivo é que os cidadãos possam, aos poucos, incorporar a idéia e fazer um uso racional de seus veículos. Menos poluição do ar e sonora. Menos engarrafamento em horários de pico. Menos gastos com combustíveis. São várias as vantagens em largar o volante, sem falar nos benefícios à saúde e à mobilidade urbana - que resultam em melhor qualidade de vida à população. O poder público, no entanto, deve fazer sua parte: lançar campanhas de incentivo, cobrar investimentos no transporte coletivo e oferecer caminhos alternativos e seguros.
A ciclovia instalada até o verão em direção ao Laranjal é um exemplo, enfatiza a diretora do Departamento de Trânsito da SMTT, Márcia Casarin. – Pelotas é uma cidade plana e precisamos aproveitar isso para estimular o uso de bicicletas-, reforça. Em todo o Brasil, cerca de cem municípios devem interditar o trânsito hoje, em alerta ao número que não pára de crescer em ruas e avenidas. São mais de 800 milhões de carros em circulação no mundo; em torno de seis milhões concentrados só na Grande São Paulo - todos contribuindo ao lançamento de gases poluentes na atmosfera, responsáveis pelo chamado efeito estufa e por chuvas ácidas. (Diário Popular, 22/09)