Desastres naturais e acidentes com tóxicos terão atuação intensificada
2005-09-22
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) vai intensificar sua atuação na rede de assistência para casos resultantes de desastres naturais ou de acidentes com produtos tóxicos. A proposta, segundo a coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Cevs, Laura Cruz, é integrar a área da saúde com outras que desenvolvem ações voltadas a esses tipos de eventos, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Laura é uma das participantes do I Fórum Estadual de Integração Institucional para Eventos Ambientais Adversos à Saúde, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Cevs, que está em realização até hoje no Centro Administrativo Fernando Ferrari.
Os debates incluem o estabelecimento de um mapeamento das ações integradas quando da ocorrência de eventos ambientais adversos e a proposta de estruturação de rede estadual de vigilância em saúde para atender aos casos. – Os desastres naturais, por exemplo, estão se tornando cada vez mais comuns no mundo. Queremos estar preparados para dar respostas rápidas quando eles ocorrerem e tiverem grandes conseqüências, como no caso do furacão Catarina-, lembrou Laura. (CP, 22/09)