Irã ganha postergação em impasse nuclear
2005-09-22
O Irã conseguiu a postergação de questões sobre seu programa nuclear nesta quarta-feira (21/9). Segundo diplomatas, a União Européia decidiu postergar suas deliberações com relação ao Irã no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A decisão de postergação até o próximo encontro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não ocorreu, porém, sem preocupações e sob forte oposição. Mais de uma dúzia de nações membro as AIEA reunidas em Viena, Áustria – incluindo membros do Conselho de Segurança da Rússia e da China – opuseram-se à idéia. Embora um novo esboço da moção não mencione sanções do Conselho de Segurança, ele ainda requer que o Irã reporte o congelamento de suas atividades referentes ao enriquecimento de urânio, informaram diplomatas acreditados na AIEA.
Espera-se que o texto seja encaminhado ainda nesta semana ao encontro da AIEA, ma qualquer votação ou referendo será deixado para uma futura sessão, disseram os diplomatas, que pediram anonimato por não estarem autorizados a discutir a estratégia da União Européia no encontro. A mais próxima reunião do grupo será em novembro, informaram eles. (CNN, 21/9)