Hidrelétrica de Dardanelos (MT) é plenamente viável, diz Coimbra
2005-09-21
O dimensionamento do AHE Dardanelos considerou e incorporou todas as variáveis e obedeceu a todos os requisitos técnicos aplicáveis, conforme exigências legais e segundo o sólido conhecimento que a engenharia nacional detém sobre o assunto. O empreendimento, garante superintendente de Meio Ambiente da Eletronorte, Antônio Coimbra, é plenamente viável do ponto de vista técnico-econômico e ambiental, como não poderia deixar de ser, já que só assim poderá atrair interesse dos investidores quando for a leilão, destaca.
As questões relativas aos impactos socioeconômicos e ao aumento das pressões sobre os serviços públicos locais, pela presença de população atraída pela construção da Usina Hidrelétrica Dardanelos, bem como pelos funcionários trazidos pelas empreiteiras da obra, também estão previstas nos estudos realizados, por meio do conjunto de Programas Socioambientais do EIA/Rima, assumidos como compromisso essencial do empreendimento.
— Cabe lembrar que nessa dimensão social é que se situam também expectativas positivas da população local, pelo importante aquecimento da economia e pela conseqüente geração de novas alternativas de desenvolvimento para o município, de modo a superar a dependência hoje quase exclusiva das atividades madeireiras, já com evidentes sinais de declínio - declara Coimbra.
Entre os questionamentos enfrentados pela Eletronorte, colocam-se alguns aspectos técnicos do projeto do Aproveitamento, levantando dúvidas sobre sua viabilidade econômico-energética, sobre a concorrência pelo uso da água com PCHs existentes no local e quanto à inclusão dos investimentos em linhas de transmissão nos custos previstos para a energia a ser ofertada. (24 Horas News – MT, 20/09)