Avistadas 71 baleias entre Florianópolis e Cidreira
2005-09-21
A equipe do Projeto Baleia Franca avistou 71 animais – 22 pares de fêmea e filhote e 27 adultos – durante vôo de monitoramento mensal realizado sábado entre Florianópolis e Cidreira, no Rio Grande do Sul.
Segundo a bióloga Karina Groch, que integra o projeto, diversas baleias localizadas em julho e agosto foram reavistadas, entre elas algumas bastante especiais:
— Uma fêmea, conhecida desde 2002 e avistada sozinha nos vôos de julho e de agosto deste ano, foi reavistada, desta vez acompanhada de seu pequeno filhote, evidenciando seu nascimento aqui na região.
Foram reavistadas também duas fêmeas com seus filhotes que estão na Praia da Gamboa desde o vôo de agosto. Outra avistagem especial foi a de uma fêmea com um filhote branco, que apresenta uma espécie de albinismo, raro nas baleias francas.
— O filhote é branco com pintas pretas, assemelhando-se a um dálmata - descreve a bióloga Karina Groch. Segundo ela, menos de 1% das baleias francas nascem com esta coloração. Apesar da coloração rara, o filhote é saudável e poderá retornar à região em outros anos. (ClicRBS, 1909)