Exército entra no combate a megaincêndio em Xapuri
2005-09-21
Atendendo à solicitação do Ibama, o Exército enviou ontem combatentes de incêndio ao município de Xapuri, onde pelo menos nove localidades estão em chamas. Os militares chegaram à cidade por volta das 13h30 e logo foram para o Seringal Simitumba. O fogo atinge também florestas e pastos nos Seringais Pimenteira, Rio Branco, Filipina e Novo Catete, além das Colocações Limeira, Mata Fresca e Bela Vista, também região do Projeto de Assentamento Tupã.
A situação nessas localidades, segundo o radialista Josenir Oliveira, de Xapuri, é de emergência, pois, além dos pastos, a floresta está sendo queimada. De acordo com o presidente da Câmara de Xapuri, vereador João Ribeiro, militares do Corpo de Bombeiros de Rio Branco com uma equipe do Pelotão Florestal deverão se juntar a partir de hoje ao Exército para combater os incêndios na região de Xapuri. Segundo o vereador, é grande o número de voluntários que também trabalham no combate aos focos.
O presidente da Câmara afirmou ontem à tarde, depois dos primeiros contatos com o pessoal do Exército, que foram registrados incêndios descontrolados, principalmente, nas regiões dos Seringais Simitumba, Pimenteira e Novo Catete.
Acrescentou que pelo menos até aquela hora da tarde não havia informações oficiais com relação à extensão do fogo, porém eram vários os focos de incêndios na região. Segundo o vereador João Ribeiro, durante todo o dia de ontem, a preocupação dos produtores rurais era de desespero porque começarem a contabilizar os primeiros prejuízos. Vários hectares de floresta já foram destruídos pelo fogo, inclusive pastos e plantações.
O vereador acrescentou que há mais de um mês os produtores rurais já chamavam a atenção das autoridades com relação à questão dos incêndios na região, e ontem a situação se complicou ainda mais com o surgimento de novos focos. No município de Assis Brasil, a situação ainda é mais complicada. Segundo o radialista Jerry Correia, um incêndio que atingiu uma reserva floresta que cerca parte da cidade do município pegou fogo e está ameaçando residências na cidade.
De acordo com o radialista, o incêndio destruiu boa parte da reserva e até a tarde de ontem ainda estava sendo controlado por voluntários. Os moradores residentes nas proximidades da reserva estão preocupados e se preparam para deixar suas casas caso o incêndio continue. (A Tribuna – Acre, 20/09)