Nova usina é licenciada para leilão
2005-09-21
O Ministério de Minas e Energia já contabiliza quatro usinas garantidas para o leilão de hidrelétricas previsto para dezembro. Entretanto, essas usinas correspondem a 596,4 MW, ou 21% do total previsto inicialmente pelo governo (2.829 MW). O presidente do Ibama, Marcus Barros, assinou na sexta-feira a licença prévia que atesta a viabilidade ambiental para a usina de Simplício, com 328,4 MW, localizada entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A hidrelétrica de Simplício, a primeira licenciada pelo Ibama, é até agora o maior empreendimento com licenciamento ambiental liberado. As outras três usinas que já foram autorizadas por órgãos ambientais estaduais são Passo São João (77 MW) e São José (51 MW), no Rio Grande do Sul, e Baguari (140 MW) em Minas Gerais. Todas as quatro eram consideradas de provável licenciamento em levantamento feito pelo Valor em 12 de setembro.
Ao liberar a licença, o Ibama apontou 36 condições para reduzir o impacto ambiental da obra. Entre elas, documentos emitidos pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas, projetos de construção de estações de tratamento de esgoto e aterro sanitário. (Valor Online, 20/09)