Tempestades deixam 16 mortos e três mil desaparecidos em Bangladesh
2005-09-21
Ao menos 16 pescadores morreram e outras três mil pessoas estão desaparecidas em Bangladesh por causa de tempestades que atingem a baía da Bengala (sul do país) desde domingo (18/9). Por causa dos fortes ventos e das chuvas, a água do mar invadiu a costa causando diversos alagamentos e obrigando milhares de pessoas a abandonarem suas casas.
O jornal Janakantha que traz o número de 16 pescadores mortos. O cálculo é baseado no número de pescadores que conseguiram voltar de algumas embarcações que tinham o registro do número de trabalhadores a bordo.
Destes 16, ainda segundo o jornal, 15 teriam morrido na costa de Barguna, que foi seriamente atingida pelas ondas. O outro teria morrido no distrito vizinho de Bhola.
A TV ATN Bangla noticiou que, com base no relato de familiares, cerca de três mil pescadores, a bordo de aproximadamente 200 barcos, continuam desaparecidos.
Um representante do governo que pediu anonimato afirmou à Associated Press que as autoridades estão recebendo informações de diversas pessoas desaparecidas, mas ainda não há um número exato. Ele informou que o mar ainda está muito agitado e que o o governo não tem barcos suficientes para realizar as buscas.
Ainda segundo relatos de funcionários do governo, ruas da pequena cidade de Patuakhali (152 quilômetros ao sul da capital Dacca) estão com água na altura dos joelhos das pessoas. (FSP, 21/9)