Cortes na administração da água na Espanha já estão sendo preparados
2005-09-21
O Comitê Técnico da Agência Catalã de Água (ACA) deve aprovar hoje (21/9) o decreto de emergência que, pela primeira vez, inclui restrições na administração da água potável em caso de continuidade da atual seca. A aprovação deste decreto pela ACA é um passo prévio para que seja aprovado pelo Conselho Executivo na próxima semana.
De qualquer modo, o decreto permite a restrição do gerenciamento de água potável, mas não implica a obrigatoriedade do mesmo. A ACA é um organismo dependente do governo da Catalunha. O diretor da agência, Jaume Solá, advertiu que – a situação na bacia do Llobregat é crítica e, por isto, estamos estudando introduzir restrições no consumo de água na área metropolitana de Barcelona a partir do próximo mês de novembro, se não mudarem as coisas–.
Já o Conselho de Administração do Canal de Isabel II, em Madri, prevê reunir-se na semana que vem e poderá elevar o nível de alerta por seca para o grau 1, o que suporá a obrigação de reduzir o consumo de água em 9% mediante medidas que agora são apenas de restrições do consumo doméstico.
(El Mundo, 21/9)