Aquecimento global pode causar aumento de 6ºC na temperatura em 2100
2005-09-20
A mudança climática que passou a ocorrer como conseqüência da ação humana provocará, no ano 2100, um aumento médio de 6ºC na temperatura da Terra e uma elevação de 90 centímetros no nível do mar. A afirmação foi feita pelo chefe do Serviço de Previsão do Clima do Instituto Nacional de Meteorologia da Espanha, Luis Balairón, que ontem (19/9) proferiu a palestra Causas da mudança climática, com a qual inaugurou um curso sobre o Protocolo de Kyoto na sede daa Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP), em Valência.
–Se o aumento das emissões e concentrações de gases de efeito estufa não forem contidos, sua intensificação poderá nos conduzir a uma mudança climática não natural, irreversível em curto prazo e nociva à vida humana e à natureza, afirmou Balairón. O meteorologista destacou, entre os efeitos ativados por esta mudança, a desintegração da camada de gelo da Antártida ocidental, a desestabilização da camada de gelo na Groenlândia, as alterações do ciclo do carbono e a liberação massiva de compostos de metano, além da transformação das monções continentais.
Conforme o meteorologista, há 120 mil anos, durante o período interglaciar anterior, o nível do mar era seis metros superior ao atual, e a temperatura média anual era 2ºC maior. A análise das conseqüências da implantação do Protocolo de Kyoto foi o eixo central do seminário denominado O Protocolo de Kyoto e Seu Impacto na Geração de Energia, que ocorre até quinta-feira (22/9). (El Mundo, 19/9)