Cinco mil litros de óleo vazam de plataforma no RJ
2005-09-20
Cerca de cinco mil litros de óleo vazaram ontem da plataforma P-9, no Campo de Corvina, a 90 quilômetros da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. Por medida de segurança, a Petrobras suspendeu a produção da plataforma, que é de 38 mil barris/dia. O sistema de contingência foi ativado imediatamente após a constatação do vazamento e o óleo começou a ser bombeado para um navio tanque.
A produção teria sido retomada no fim da tarde de ontem (18), depois da avaliação e solução do problema. O vazamento ocorreu em uma conexão submersa, onde poços do campo de Corvina são interligados. Por volta das 13h de ontem, segundo a empresa, o problema já havia sido reparado.
A Petrobras classificou como uma ocorrência de pequeno porte o vazamento de óleo. Segundo a empresa foi ativado imediatamente um plano de contingência com a unidade sendo cercada por quatro rebocadores e bóias de contenção para evitar que o óleo se espalhasse.
Os técnicos acreditam que dificilmente as praias de Macaé e da Região dos Lagos serão atingidas pelo óleo que foi cercado e está sendo bombeado para um navio-tanque.
A Petrobrás ordenou uma operação pente-fino em todos os dutos e conexões na área para verificar se há risco de novos vazamentos. (O Globo e O Estado de S. Paulo, 19/09)