Seminário sobre mamona mobiliza produtores de 95 municípios da Paraíba
2005-09-20
Mais de 400 pessoas representando cerca de 95 municípios paraibanos estão participando das discussões sobre as mais novas tendências no mercado da mamona. O encontro tem atraído produtores, empresários, políticos e técnicos no Seminário Cultura da Mamona para Produção do Biodiesel e acontece no Hotel Ouro Branco.
O encontro promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria Executiva da Agricultura, foi aberto pela vice-governadora do Estado, Lauremília Lucena, que na ocasião aproveitou para apresentar os mais recentes investimentos no setor feitos pelo atual governo, como a distribuição de 30 toneladas de sementes, o número de empregos gerados e conseqüentemente o aumento da área plantada com a cultura, estimado em 5 mil hectares.
O presidente da Cooperativa de Produtores de Mamona de Pocinhos, Ricardo Henriques de Albuquerque, falou sobre sua esperança com a oleaginosa, e explicou a participação de órgãos como a Embrapa e o Sebrae para o plantio de áreas experimentais, pensando no futuro.
Já o secretário executivo da Agricultura, Tarcísio Marcelo considerou o evento exitoso pela qualidade técnica das palestras, intercâmbio de conhecimento entre os participantes, principalmente para os produtores que vieram de longe dos 95 municípios pré-zooneados.
Vários empresários e investidores de outras regiões brasileiras e países estiveram presentes no Seminário Cultura da Mamona para Produção do Biodiesel e manifestaram o interesse em investir na cadeia produtiva da cultura na Paraíba, a partir da instalação da usina de processamento do biodiesel que será anunciada no próximo mês. (Jornal do Brasil Online, 17/09)