Japão alega que China extrai gás de área comum no Mar da China
2005-09-20
A China começou a extrair gás natural de uma área a leste do Mar da China, no centro de um território de disputa com o Japão, informou no início desta terça-feira (20/9) o ministro do Comércio japonês. Os dois países têm estado em rixa a respeito do uso dos recursos naturais nessa área, uma vez que cada um advoga para si as prerrogativas da mesma como zona econômica exclusiva. A questão é uma das várias que acirrou os ânimos entre as duas nações no ano passado.
–Confirmamos uma bandeira hasteada na chaminé de uma usina estabelecida pela China no Mar da China, disse o ministro do Comércio do Japão, Shoichi Nakagawa, aos repórteres, afirmando que isto mostrou que a China já está removendo gás natural daquela área. Há algum tempo, o Japão propôs que Tóquio e Pequim decidissem a respeito de uma linha imaginária para demarcar as respectivas zonas econômicas e explorarem conjuntamente os recursos daquela área.
A disputa por gás natural abre um desacordo a respeito da quantidade de recursos marítimos os dois lados podem requerer no Leste do Mar da China, que separa a costa leste da China e a costa oeste do Japão ao sul da cadeia de ilhas de Okinawa. Pela Convenção das Nações Unidas sobre o Mar, as nações podem requerer uma área costeira relativa à zona de exploração econômica de 200 milhas náuticas. A China e o Japão assinaram este tratado, mas as Nações Unidas têm até maio de 2009 para julgar as queixas de cada lado. (San Francisco Chronicle, 20/9)