Rádio é eficiente em caso de desastre natural
2005-09-19
Em situações de emergência causadas por desastres naturais ou mesmo pela ação do homem, como vazamentos de combustíveis e materiais tóxicos, o rádio pode ser o mais eficiente meio de comunicação entre cidades e regiões. As possibilidades de utilização e suas vantagens foram discutidas ontem no seminário A Radiocomunicação em Desastres Naturais como Canal de Emergência. O evento, parceria entre Defesa Civil do RS e a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), foi realizado no prédio do Ministério Público do RS.
De acordo com o chefe da Divisão Administrativa da Defesa Civil do RS, Aroldo Medina, o rádio pode ser usado em casos de interrupção dos serviços de telefonia fixa, quando não há um serviço eficiente de telefonia móvel. –Temos, no Estado, cidades onde o celular não funciona e que não estão livres de situações de emergência. Nesses casos, a radiocomunicação pode ser bastante útil-, afirmou.
Medina destacou, ainda, a existência de um projeto da Sedec, em parceria com a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, para a ativação da Rede Nacional de Emergência em situações de desastre. A rede conta com 1.044 radioamadores em todo o país aptos a atuar quando os meios de comunicação. convencionais falharem. (CP, 17/9)