Santa Cruz do Sul busca planejamento urbano
2005-09-19
Há 12 anos o município foi emancipado de Lajeado. Os poucos anos de vida refletem os investimentos verificados e dependência econômica e social de algumas empresas. O progresso deverá ser acelerado no próximo ano com planejamento estratégico. Foi oficializada ontem à noite, em cerimônica no salão paroquial, a parceria entre Santa Clara do Sul e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faufrgs). Pelo convênio, a instituição fará um levantamento de dados que servirá como base para a elaboração do Plano Diretor em parceria com a comunidade. A medida torna-se importante como instrumento de implementação de mudanças que assegurem o desenvolvimento ordenado do município, com projeções tanto na área de ocupação de solo, como também nas esferas sociais urbanas e rurais, em busca do progresso e prosperidade de Santa Clara do Sul.
— Será uma espécie de radiografia da realidade atual. Isso permitirá o planejamento a médio e longo prazo, além da realização de projetos mais urgentes, como o Código de Posturas e a diversificação da receita-, destaca o prefeito Paulo Kohlrausch. O chefe do Executivo diz ser de sua responsabilidade, enquanto gestor público, projetar o município para poder inseri-lo fortemente no contexto regional, estadual e nacional. — Isso não será possível sem planejamento. Nós precisamos escolher se queremos ser mais um ou se vamos nos destacar. A responsabilidade é de todos nós-. Kohlrausch conclamou todos os setores da comunidade para construir o Plano Diretor e definir o rumo de Santa Clara do Sul. — O interesse da coletividade deve se sobrepor ao individual. A oportunidade está aí. Basta escolhermos o caminho a seguir- . Disse ainda que a elaboração do programa será uma das ações mais importantes para o município em sua gestão.
O secretário de Administração e Planejamento, Eduardo Johann, também destacou a importância da atividade. — Santa Clara do Sul será uma antes e outra depois do Plano Diretor-. O presidente da Câmara de Vereadores em exercício, Elstor Bienert, lembrou o parecer favorável do Legislativo à matéria e falou da necessidade do planejamento. O coordenador-geral do Plano Diretor e doutor em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Benamy Turkienicz, destacou a preocupação da Administração com a elaboração do projeto logo que assumiu o comando, em janeiro de 2005. — Estamos honrados por participar de um momento tão importante para Santa Clara do Sul. É a visão do futuro da cidade por ela mesma-. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano (Condurscla), Fabrício Heineck, disse que a entidade busca desde que foi criada, há cinco anos, o mapa de geo-referenciamento para se basear na definição das metas e prioridades do município.
O convênio com a Ufrgs exige um investimento de R$ 100 mil do município, além de outros R$ 25 mil em despesas com o levantamento altimétrico da cidade. O prazo estimado para a conclusão do projeto é de, aproximadamente, oito meses. (O Informativo, 16/9)