Recomendada avaliação sobre destino do lixo urbano em Caxias
2005-09-19
O encontro sobre Resíduos Sólidos: diagnóstico e propostas para melhoria ambiental promovido pela Ministério Público Estadual, Famurs, Tribunal de Contas do RS e Fepam em Caxias do Sul na quinta-feira (15), foi concluído destacando a necessidade de uma ampla avaliação das condições dos locais dos depósitos (aterros sanitários licenciados e lixões clandestinos) infra-estrutura implantada e capacidade operacional dos municípios.
Segundo o biólogo Jackson Müller, chefe da divisão de Diagnóstico e Planejamento da Fepam, também foi evidenciada a necessidade de treinamento das equipes envolvidas com a coleta e destinação final dos resíduos e proposta a continuidade de reuniões regionais para ampliar o debate sobre o assunto e tomar contato com especificidades da realidade local.
GESTÃO – A gestão ambiental do lixo urbano envolve diversas variáveis. Jackson Müller destaca as condições evidenciadas na reunião, como a falta de qualificação técnica das Prefeituras no gerenciamento da questão e os investimentos insuficientes para a correta gestão dos resíduos recolhidos pelos serviços públicos.
Também foram alvo de análise: a existência de restrições ambientais e operacionais para instalação de depósitos e aterros; a pequena disponibilidade de dados e informações atualizadas sobre a gestão dos resíduos; a inexistência de indicadores de desempenho para a gestão dos resíduo no RS e a descontinuidade administrativa no gerenciamento da questão.(Fepam, 16/9)