Nova estimativa aponta que incêndio destruiu 40% do parque das Emas
2005-09-16
Cerca de 40% dos 160 mil hectares do Parque Nacional das Emas (GO) foi devastada por um incêndio controlado no último dia 9/9, mais de uma semana após seu início. A nova estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (15/09) pelo PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).
Segundo o diretor do centro, Heloisio Bueno Figueiredo, a vegetação deve voltar a brotar e atrair animais herbívoros em até 30 dias.
— Nós estamos aguardando a equipe do parque percorrer todo o perímetro para quantificar o tamanho da área e quais tipos de animais e plantas foram afetados - disse.
O fogo foi provocado por raios e avançou rapidamente devido ao clima seco e quente e aos ventos fortes.
Figueiredo afirmou ainda que a equipe do parque está responsável pela realização de um levantamento e de uma avaliação da área.
— Daremos condições para que o trabalho de recuperação não seja afetado por novos incêndios e iremos ainda trabalhar com um monitoramento mais eficaz caso venha a ocorrer um novo incêndio natural como esse.
Mesmo com todos os prejuízos, não se trata do maior incêndio já registrado no parque, uma UC (Unidade de Conservação) federal de proteção integral. Outro, ocorrido em 1994, destruiu mais de 90% de toda a vegetação.(Folha Online, 15/09)