Testes detectam alto nível de mercúrio em peixes nos Estados Unidos
2005-09-16
Estoques de peixe espada estão apresentando elevadas concentrações de mercúrio, bem acima do limite legalmente admitido. A informação é de um estudo liberado ontem nos Estados Unidos por grupos de ambientalistas. Um laboratório da Universidade da Carolina do Norte ddtectou elevados níveis de mercúrio em 24 amostras de peixe espada de cadeias de supermercados, incluindo a Safeway, a Shaws, a Albertsons e a Whole Foods.
Grupos que pagaram pela análise querem que os supermercadistas coloquem sinais de alerta para advertir os consumidores dos riscos do mercúrio. Eles também querem que o governo melhore os testes. –Americanos têm o direito de saber sobre seus alimentos, e colocar sinais de advertência em mercearias onde os peixes são vendidos é uma solução simples e de consenso que preenche esse direito, diz Jackie Savitz, do grupo de defesa do consumidor Oceana.
O governo federal aconselha mulheres grávidas, ou que amamentem, e crianças, a evitarem a ingestão de peixes com altos níveis de mercúrio.Níveis elevados de mercúrio estão relacionados ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso em adultos e danos aos rins em crianças. (ABCNews, 16/6)