Explosão em mercado de fogos deixa ao menos cem feridos no México
2005-09-16
Uma explosão em um mercado de fogos de artifício em Tultepec, perto da capital Cidade do México, deixou ao menos cem feridos leves nesta quinta-feira (15/9), poucas horas antes do início das celebrações do Dia da Independência. –Há quatro feridos com queimaduras e, no total, são cerca cem pessoas com ferimentos leves–, afirmou María Elena Vargas Espinosa, porta-voz da Secretaria de Segurança Pública do Estado do México (centro).
A enorme explosão, que ocorreu às 12h de Brasília atingiu uma extensão de 7 mil metros quadrados. O local é o único mercado autorizado a vender material pirotécnico no México.
Muitas pessoas estavam no local fazendo compras no momento da explosão, segundo uma vizinha, Gloria Núñez, entrevistada pela rede de TV Azteca. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ao menos 300 postos de venta e 70 veículos foram danificados.
Não é a primeira vez que acontecem episódios do tipo em Tultepec. Em maio passado, ocorreu a explosão de um barril de pólvora, que não deixou feridos. Um incidente similar aconteceu em janeiro, também em época de festas.
A explosão coincidiu com a posse do novo governador do Estado do México, Enrique Peña, eleito em 3 de julho passado. (FSP, 15/9)