Grupos ecológicos sugerem novas áreas para autódromo em Passo Fundo
2005-09-16
Os grupos ecológicos Sentinela dos Pampas, Guardiões da Vida e a Associação Brasileira da Construção e defesa da Cidadania entregaram documento ao prefeito Airton Dipp, manifestando contrariedade a instalação de um autódromo em área próxima ao parque da Efrica. Os grupos apresentam como alternativas, áreas no Bom Recreio e outras próximas ao entroncamento para Pontão e Carazinho, que possuem solo recomendado.
O documento também requer a atenção de Dipp, já que a área referida fica junto às nascentes do Arroio Miranda e do Rio Passo Fundo, sem contar que nas proximidades existem as nascentes do Rio Jacuí e o divisor de águas de Bacias Hidrográficas, que são barragens de captação de água para o consumo da população. “Salientamos que o local já foi objetivo de instalação de uma Cancha Reta para corridas de cavalo, sendo que o Ministério Público Estadual, indeferiu a implantação do mesmo devido à inadequação para atividades que colocavam em risco a integridade daquele ecossistema, ou seja, o local é impróprio para esse tipo de investimento, pois já existem grandes concentrações de impactos ali, como o aeroporto, a Efrica, a Fazenda da Brigada e a barragem da Corsan (um dos erros mais clássicos da engenharia - é um absurdo técnicos fazerem uma barragem no meio da BR 285), afirma o geógrafo e presidente do GESP, Paulo Cornélio.
O estudo foi realizado por técnicos, biólogos e geógrafos da GESP e recomenda que áreas como aquela sejam preservadas e não utilizadas por instalações de atividade impactante. Cornélio explica que isso não envolve apenas o autódromo, mas qualquer outro empreendimento. Contudo, conta que o prefeito não tomou nenhuma decisão a respeito da apresentação do ofício, mas que ficou sensibilizado e vai avaliar. —Dipp falou que vai conversar com técnicos da prefeitura e não nos forneceu prazos, apenas expôs que também acha a área importante e que vai levar em consideração um outro estudo das áreas apropriadas para instalações de empreendimentos para indústria realizado pelo curso de Geografia do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (ICEG / UPF) entregue em janeiro deste ano. (Diáro da Manhã/Passo Fundo, 15/9)