Rio terá primeiros centros integrados de energia renovável do País
2005-09-15
O estado do Rio de Janeiro, que atualmente conta com a maior diversificação de matriz energética no País, deu hoje mais um passo no sentido de consolidar-se como pólo para viabilização de projetos de energias renováveis. O governo do Rio assinou os Termos de Implantação dos Centros Tecnológicos de Energia Renovável da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade do Norte Fluminense (UENF) e do lançamento do edital do Programa Rio Inovação II.
Os dois Centros Tecnológicos Universitários de Energias Renováveis serão os primeiros do País deste tipo integrando formação e pesquisa e coordenando estudos e projetos em áreas como energia eólica (dos ventos), solar, álcool, biodiesel, marés, ondas e hidrogênio, entre outras. Segundo o secretário Wagner Victer, o investimento inicial nas instalações físicas dos dois Centros será da ordem de R$ 1,4 milhão, realizados em parceria com a termelétrica Termorio, pertencente à Petrobras.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Renovável (CEPER) da UERJ, e o Núcleo de Energias Alternativas (NEAL) da UENF, foram elaborados com base em experiências adotadas em outros países como Israel, Noruega e Escócia.
O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer adiantou que as ações prioritárias destes Centros são a montagem de um parque demonstrativo de energia renovável e a criação de projetos comunitários auto-sustentáveis ultilizando energias alternativas. (Jornal do Brasil Online, 13/09)