Workshop em Chapecó discute produção animal agroecológica e orgânica
2005-09-15
O I Workshop sobre Tecnologias para a Produção Animal Agroecológica e Orgânica acontece em Chapecó, cidade catarinense, entre os dias 19 e 21 de setembro. Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves participam do evento falando sobre produção agroecológica e orgânica de frangos, poedeiras e de suínos. De acordo com a pesquisadora Patrícia de Sousa, área de bem-estar animal, o mercado de produtos orgânicos no Brasil vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos.
Acompanhando esse desenvolvimento, vários segmentos da pecuária brasileira, como o da suinocultura, estão adotando o sistema de criação orgânica. Nesse sistema, todo o processo produtivo precisa ser feito em total equilíbrio com a natureza, de modo a preservar a saúde humana, do meio ambiente e garantir o bem-estar dos animais.
— A exigência para o produtor conseguir o certificado (selo ou rótulo) orgânico de um produto é a capacidade de rastrear a origem do produto. Para receber a certificação, a granja deve se enquadrar aos preceitos orgânicos, que prevêem desde a abolição do confinamento dos animais e do uso de antibióticos, promotores de crescimento e aditivos químicos até o fornecimento de uma alimentação livre de defensivos agrícolas e exclusivamente vegetal - explica a pesquisadora. A sanidade dos animais é controlada por meio de tratamentos homeopático e fitoterápico.
O workshop acontece das 19h às 22h15, no auditório do Hotel Itatiaia. Mais informações sobre o workshop podem ser obtidas junto ao Campus da Udesco pelo telefone/fax (0xx49)323-8796. (Jornal do Brasil Online, 14/09)