Mortos pelo Katrina chegam a 71. Moradores começam a voltar para Nova Orleans
2005-09-15
Moradores de Nova Orleans começaram a retornar para suas casas nesta quarta-feira (14/9), pela primeira vez após a passagem do furacão Katrina, que devastou a costa sul dos Estados Unidos há duas semanas.
O número de mortos do desastre --ocorrido em 29 de agosto-- subiu para 711 ontem (14/9), enquanto equipes de resgate continuam a retirar corpos das ruas de Nova Orleans, que ainda está parcialmente inundada.
O número oficial chega a 474 na Louisiana e 218 no Mississippi. Houve também 19 mortos na Flórida, no Alabama, na Georgia e no Tennessee. A tempestade deve ser a catástrofe natural mais cara da história dos EUA, com os danos estimados entre US$ 100 bilhões e US$ 200 bilhões.
Moradores de Gretna, Westwego e Lafitte --todos subúrbios de Nova Orleans -- receberam permissão para voltar para suas casas depois que a eletricidade, a água e os sistemas de saneamento foram restaurados. Em Port Sulfur, no rio Mississippi, 72 km ao sul de Nova Orleans, os moradores receberam permissão para voltar para visitas, mas não para ficar na região.
Em Nova Orleans --que tecnicamente ainda está sob ordem de retirada-- residentes voltavam um a um para rever suas casas nas áreas que escaparam dos piores prejuízos. (Folha Online, 15/9)