Ophelia já causa blecaute e chuvas na Carolina do Norte
2005-09-15
Fortes ventos, chuvas, inundações e apagões afetaram a costa da Carolina do Norte (Estados Unidos) nesta quarta-feira (14/9), com a aproximação do furacão Ophelia.
Às 12h de Brasília, Ophelia estava 65 km ao sudeste da cidade de Wilmington (Carolina do Norte) e se movia em direção à cidade, com ventos de quase 130 quilômetros por hora e fortes rajadas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.
Cerca de 50 mil casas e comércios estão sem energia elétrica na região leste da Carolina do Norte, segundo o governador, Mike Easley. O furacão também já provoca chuvas intensas de até 150 milímetros. Em algumas regiões, podem haver precipitações de até 250 milímetros. Segundo o NHC, os ventos da tempestade -- que chegam a 137 quilômetros por hora na tarde desta quarta-feira (14/9) --atingem toda a costa do Estado, da Carolina do Sul à Virgínia.
Ontem (14/9), Easley alertou novamente os moradores que o Ophelia é uma tempestade perigosa devido à lenta velocidade em que se move --a 10 quilômetros por hora --- e que seus efeitos podem ser sentidos na região nesta sexta-feira (16/9). –Peço a todos que permaneçam em locais seguros e não se exponham a riscos desnecessários–, afirmou o governador.
Autoridades dos Condados de Brunswick e New Hanover, na região de Wilmington, informaram que apagões deixaram às escuras cerca de 40 mil pessoas. Retiradas foram ordenadas nas ilhas costeiras ao leste da Carolina do Norte, mas muitos moradores manifestaram a intenção de permanecer.
Fortes chuvas também foram registradas no sul do Estado. Avisos de furacão foram emitidos desde a fronteira com a Carolina do Sul até a fronteira com o Estado da Virgínia, ao norte, e uma vigilância de furacão foi emitida até o Cabo Charles, na entrada da Baía de Chesapeake. O aviso indica que a região deve sentir os efeitos do furacão em 24 horas e a vigilância estende o período para 36 horas.
O NHC informou ainda que é possível que Ophelia se intensifique antes de tocar o continente, próximo de Wilmington, para em seguida se mover para o leste do Estado e sair em direção ao oceano.
Aproximação do furacão Ophelia já causa chuvas, blecaute e estragos na Carolina do Norte. O novo furacão é o segundo a atingir os Estados Unidos em pouco mais de duas semanas, depois que o Katrina devastou a costa sul dos Estados Unidos, em 29 de agosto, deixando mais de 600 mortos nos Estados da Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida, e mais de 100 mil desabrigados em todo o país.
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) mobilizou ao menos 200 funcionários na Carolina do Norte e colocou a Guarda Costeira no comando de uma eventual resposta federal ao Ophelia. Ophelia é a 15ª tempestade e o sétimo furacão da temporada de furacões do Atlântico --que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro. (FSP, 15/9)