Preservação dos recursos naturais é debatida em simpósio internacional
2005-09-15
O 2º Simpósio Brasil - Alemanha teve os trabalhos abertos, ontem (14) pela manhã, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), abordando um tema atual: a preservação dos recursos naturais. O evento é uma promoção da Unisc, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universität Tübingen, da Alemanha.
O tema central do simpósio é O uso racional da ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Pela manhã, o representante do Ministério do Meio Ambiente Joberto Veloso de Freitas, e o diretor do SOS Mata Atlântica, Mario Cesar Mantovani, abriram as discussões. Freitas expôs os trabalhos realizados pelo ministério para manter as florestas. — A falta de tecnologia restringe nosso trabalho, mas o nosso grande desafio ainda é lutar contra o desmatamento, a exploração ilegal e inadequada-, observou. Pela tarde, professores da Universität Tübigen abordaram assuntos como a cooperação financeira entre o Brasil e a Alemanha para a conservação da Mata Atlântica.
Hoje (15), o evento se encerra em Santa Maria. A primeira edição do Simpósio Brasil - Alemanha ocorreu em 2003, na Alemanha. (Gazeta do Sul, 14/9)