Pobreza mundial aumenta com a deterioração do meio ambiente
2005-09-14
Apesar dos esforços globais para erradicar a miséria, os países mais pobres sofrerão um incremento da pobreza à medida que diminuem seus recursos naturais, anunciou nesta terça-feira (13/09) o Banco Mundial (Bird).
Em informe divulgado na véspera da reunião de cúpula de três dias, o Banco advertiu que as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU estão em risco devido a políticas ambientais insustentáveis.
— Há um sentimento compartilhado de urgência para o cumprimento das Metas do Milênio - disse Ian Johnson, vice-presidente para assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável do Banco Mundial. — No entanto, seria trágico se as conquistas de 2015 não se sustentassem, porque a terra foi explorada e a indústria pesqueira e as florestas, esgotadas - indicou.
Na reunião de cúpula da ONU desta semana, os líderes mundiais devem medir os avanços em relação às Metas do Milênio estabelecidas em 2000, que incluem o objetivo de reduzir para a metade a pobreza e a fome mundiais em 2015.
Organizações civis afirmam que os objetivos não serão cumpridos, acusando os países ricos de não honrarem suas promessas. A África é vista como o continente que mais dificilmente conseguirá alcançar as metas da ONU.
— A administração sadia dos ecossistemas é chave para um caminho responsável para o crescimento - disse Johnson. (Estado de Minas, 13/09)