ATPFs roubada em Rondônia são usadas em transporte em Mato Grosso
2005-09-14
Mato Grosso pode estar sofrendo um derrame de Autorização de Guias de Transporte para Produtos Florestais (ATPF) roubadas no Estado de Rondônia. Somente neste final de semana, a Polícia Rodoviária Federal, em Sorriso, Cuiabá e em Campo Verde, apreendeu cargas de madeira com as ATPFs de Rondônia, dadas como roubadas da sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
A primeira apreensão aconteceu na cidade de Sorriso. A carreta, uma Scania, branca, placas IHU 9396, de Joinville (SC), transportava cerca de 34 metros cúbicos de Itaúba cerrada. A madeira saiu de Sinop e seria levada para Joinville. O motorista, Rinaldo Ilídio Erolli, 39 anos, informou a PRF que apenas fazia o frete da carreta que pertence a Paulo Vinícius Barros Assis. Produto e carreta são de uma madeireira de Joinville.
Em Campo Verde foram detidos Pedro Dorvaldo Pauli, de 57 anos, condutor do veículo Mercedes Benz LS 1938, placas MDH 4497, de São Miguel do Oeste (SC) que transportava 52m³ de madeira e Francisco de Assis Galvão, de 33 anos, condutor do veículo Scania R-124, placas AKR 2708, de Curitiba (PR) que transportava 58,350 m³ de madeira, acompanhados de ATPF com suspeita de ter sido adulterada. Os dois condutores foram conduzidos para a Polícia Federal de Cuiabá.
Na BR-364, em Cuiabá, foram detidos detidos Paulo Sergio Maia, condutor do veículo Volvo FH 12 380 placas ADC 0048, de Cambé (PR), Antonio Carlos da Silva Ribeiro, condutor da Scania R 113, placas BKJ 7290, também de Cambé (PR), Marco Antonio Marques da Silva, 35 anos, condutor do veículo Scânia T112 LS, placas BXI 6734, de Votuporanga (SP) e Benedito Muniz Nascimento, condutor do veículo Scânia T-142 H4X2 LS, placas BWC-4645, também de Votuporanga (SP). Os veículos estavam transportando madeira utilizando-se de ATPFs roubadas no escritório do Ibama de Ji-Paraná (RO). Os condutores foram conduzidos para a Policia Federal em Cuiabá e os veículo ficaram à disposição do Ibama.
A Policia Federal fará agora uma investigação para apurar como a ATPF foi furtada e como ela veio parar em Mato Grosso. (24 Horas News, 13/09)