Produtores plantam primeiras mudas de eucalipto pelo programa Poupança Florestal, da VCP
2005-09-14
Por Néia Oliveira
Aproximadamente 120 mil mudas de eucalipto começaram a ser plantadas em 70 hectares de propriedade do Condomínio Karam, nos municípios de Pinheiro Machado e Piratini (RS). Este é o primeiro plantio efetivo do programa Poupança Florestal, da Votorantim Celulose e Papel (VCP), e atingirá 420 hectares de um total de cinco mil.
Os 7% do território destinado à floresta é área imprópria para o cultivo de soja e arroz. Todo o trabalho está sendo monitorado pelo corpo técnico da empresa e cumpre com as normas de preservação e conservação ambiental. Nessa primeira fase, cerca de 100 pessoas estão envolvidas. Destas, 75 no plantio, 10 em tratores e 12 no combate de gramíneas invasoras.
O veterinário Paulo Karam, conta que ele e seus sócios resolveram investir na atividade em razão da crise em que se encontra a produção primária. — Resolvemos diversificar e estamos associando o eucalipto à pecuária para obter um melhor rendimento-, declarou o produtor. Paralelamente à silvicultura, o Condomínio mantém, ainda, uma lavoura de soja.
Em breve, outros 35 produtores da região também darão início ao plantio de eucaliptos em suas terras. Eles estão aguardando apenas a assinatura do contrato com a VCP, Emater e Banco Real, o que deverá ocorrer nos próximos dias. Outros 80 produtores estão na fase de vistoria da propriedade. Destes, 21 assentados das cidades de Pinheiro Machado e Piratini. Ao todo, são 400 cadastrados.