Secretário participa de seminário sobre Meio Ambiente
2005-09-14
A consolidação da experiência brasileira de incentivo à biodiversidade; relação da cidadania e meio ambiente; o ecuturismo, parques, florestas e as unidades de conservação ;mecanismos de desenvolvimento limpo e oportunidades do RS; Pró-Guaíba II e sua importância para o desenvolvimento sustentável; crédito carbono e ICMS- Ecológico, são alguns dos temas a serem discutidos no Seminário Estadual do Meio Ambiente, que se realiza de 14 a 16 de setembro no Hotel Embaixador.
Confirmaram presença para a solenidade de abertura, que acontecerá nesta quarta-feira às 20h, o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Pedro Westpalen, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Ercy Torma e o presidente Instituto de Estudos e Pesquisas Ambientais, Sociais , Econômicas e em Direito Público ( INESPA) Gladimnir Chiele.
Sistema Integrado de Gestão Ambiental ( SIGA-RS) será um dos assuntos avaliado no segundo dia do encontro, com início às 8h30m, pelo diretor estadual do SIGA-RS, Niro Afonso Pieper, pelo presidente da FEPAM, Cláudio Dilda e pelo presidente do CONSEMA, Valtemir Godmeier; às 10h serão apresentadas as linhas de Financiamento e Fomento Público, através da Caixa –RS- para os municípios gaúchos que terão como expositores os técnicos ,Rogério Augusto de Wallau , Jeanette Lontra e Meri Fátima Gentile.
Ás 11h, o debate girará em torno do Plano Estadual de Recursos Hídricos do RS. Falarão sobre o tema, Roberto Dewes, diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Paulo Renato Paim do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos. Na sequência entrarão em serão os seguintes assuntos: Conceito e Diagnóstico da Aplicabilidade do ICMS Ecológico e seus Benefícios, Turismo Sustentável e Meio Ambiente , A relação da Cidadania com o Meio Ambiente, O Ecoturismo, entre outros. (Sema, 13/9)