Soja: governo prevê que 90% do plantio no RS será de transgênicos
2005-09-14
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, estimou que o plantio de soja geneticamente modificada no Rio Grande do Sul chegará a 90% da área cultivada na safra 2005/06. — Na safra anterior, esse porcentual ficou entre 82% e 85% da área-, afirmou. Estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento indicou plantio de 4,09 milhões de hectares com soja no estado em 2004/05. Para a safra atual, a previsão de área cultivada deve ser divulgada em outubro.
Ele explicou o motivo que levou o governo a autorizar o plantio de sementes de soja transgênica estocadas pelos agricultores do Rio Grande do Sul na safra 2005/06. O decreto que trata do assunto foi publicado na sexta-feira. A Lei de Biossegurança, sancionada em março e ainda em processo de regulamentação, só autorizava o plantio dessas sementes até a safra passada. — Não havia oferta de sementes certificadas em volume suficiente para atender a demanda-, justificou. No Rio Grande do Sul, a oferta de sementes certificadas soma 1,6 milhão de sacas. Desse total, a disponibilidade de sementes convencionais soma um milhão de sacas.
O restante, 600 mil sacas, é de sementes transgênicas, produto por empresas que fecharam parceria com a multinacional Monsanto, que detém a tecnologia da soja transgênica. — Esse volume de 1,6 milhão de toneladas é suficiente para cobrir apenas 29% da área destinada à soja no estado. Parte desse total pode ser comercializado para outros estados, ou seja, faltariam sementes-, argumentou Maciel. Parte da produção de soja pode, a critério dos produtores, ser estocada e usada como sementes para cultivar uma nova safra. (O Nacional, 13/9)