Brasil ajudará Guiana a produzir álcool de cana-de-açúcar
2005-09-13
O Brasil levará a Guiana tecnologia para produzir álcool a partir da cana-de-açúcar, com o objetivo de enfrentar os aumentos no preço dos combustíveis, e diante da eliminação dos preços preferenciais do produto com a Europa.
O secretário-geral das Relações Exteriores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, anunciou que os países assinarão o acordo hoje, ao fim de uma reunião entre especialistas brasileiros e guianenses.
— Se somos capazes de disseminar a utilização deste novo tipo de fonte de energia, também vai ser bom para nós, porque, devido aos extraordinários preços do petróleo, Guiana será capaz de produzir grande quantidade de etanol, por ser um grande produtor de cana-de-açúcar - disse Guimarães Neto.
O ministro das Relações Exteriores da Guiana, Rudy Insanally, afirmou que a oferta do Brasil chega justo no momento em que a União Européia (UE) planeja diminuir drasticamente o preço pago pela cana-de-açúcar produzida pelas ex-colônias de países europeus na África, Caribe e Pacífico.
— É muito urgente (assinar o acordo com o Brasil), porque agora temos que enfrentar a imposição de baixar os preços de nossa produção açucareira - disse Insanilly.
O ministro guianense explicou que, com o acordo com o Brasil, poderá diversificar a indústria açucareira, na qual haverá a perda de US$ 40 milhões anuais com os cortes de 39% que a UE impôs aos produtores de cana-de-açúcar. (Diário da Manhã, 13/09)