Grupo Águas de Barcelona deixa participação acionária da Águas Argentinas
2005-09-13
O grupo Águas de Barcelona, que controla 25% da Águas Argentinas , tomou a mesma decisão que os franceses de Suez ao anunciar, nesta segunda-feira (12/9), que deixará a sociedade. O governo argentino já estava buscando novos investidores para a Águas, diante da anunciada decisão dos franceses de Suez, há alguns meses, de deixar a concessão. Ontem (12/9), a surpresa foi maior ao saber-se que também a Águas de Barcelona vai se retirar da companhia. Juntamente com a Suez, a Águas de Barcelona completava 65% do controle acionário da empresa.
Um porta-voz da Águas de Barcelona foi consultado ontem (12/9) sobre a possibilidade de a empresa deixar a América Latina. Sua respuesta, em reportagem à agência AFX, filial financeira da francesa France Presse (AFP), foi clara: – Tomamos uma única decisão sobre Águas Argentinas–, disse.
O Suez anunciou, na última sexta-feira (9/9), que havia tomado a decisão de abandonar sua participação na Argentina diante de uma nova demora na renegociação do contrato. De qualquer maneira, destacou que a proposta do diretório será discutida em assembléia, na próxima segunda-feira (19/9).
Embora a medida não seja oficial, o governo já está buscando novos investidores. Meses atrás, os franceses haviam abandonado sua parte na Águas de Santa Fé e Litoral Gas, e estariam estudando também deixar a composição acionária da Águas Cordobesas.
Nas esferas oficiais, busca-se para Águas a possibilidade de uma saída similar à que ocorreu com a Edenor quando a empresa Electricité de France (EDF) retirou-se da companhia. Naquela oportunidade, o grupo local Dolphin comprou a parte das ações que estavam em mãos dos franceses. Mas nesta oportunidade, serão pelo menos dois os buracos a cobrir. (fonte: Clarín, 12/9)