Cientistas estudam como purificar água salgada
2005-09-13
Cientistas dos Laboratórios Nacionais de Sandia, nos Estados Unidos, começaram um estudo para investigar como melhor purificar água salgada para torná-la potável. Trabalhando com o Departamento de Reclamações e outros grupos, eles esperam encontrar novas formas de melhora a situação da água no Oeste do país.
–Se as pessoas pudessem beber água salobra ou água salgada do subsolo, o Novo México teria uma situação muito boa em termos de abastecimento de água–, disse Patrick Brady, cientista dos Laboratórios em Sandia. Agora, os custos de converter água contaminada em água potável são muiot elevados, o dobro de apenas captar água comum para abastecimento. Mas, à medida que a população aumenta, esses custos poderiam se tornar economicamente viáveis, disse Brady.
No Novo México, há cerca do dobro de água salobra no subsolo do que água captável para consumo a partir de fontes subterrâneas, afirma o também cientista de SandiaTom Mayer. Ele acrescenta que os cientistas estão estudando a melhoria da osmose reversa para purificar a água. No processo, a água contaminada com minerais ou substâncias orgânicas passa por um filtro que retém todas as partículas maiores do que as moléculas de água. O projeto dos cientistas de Sandia é buscar materiais melhores para a filtragem e testar alguns protótipos. Eles esperam ter resultados já no ano que vem. (ABCNews, 12/9)