Fiesp firmará compromisso de fomento à Produção Mais Limpa
2005-09-12
A 3º Conferência de Produção Mais Limpa (P+L), organizada pela Fiesp e pela Mesa Paulista de Produção Mais Limpa, discutirá aspectos fundamentais para a incorporação dessa prática na sociedade. A partir de hoje (12/9), até quarta-feira, serão abordadas, na sede da Fiesp, questões de conscientização, formulação de políticas públicas, ofertas de crédito, inovação tecnológica. A Conferência também mostrará a evolução histórica desse conceito no Brasil, casos de sucesso e alguns dos serviços de apoio aos empresários.
O último dia do evento (14) marcará o compromisso de um engajamento mais efetivo do setor produtivo paulista na disseminação da Produção Mais Limpa. Às 11 horas, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, assina a Declaração Internacional de Produção Mais Limpa, do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA). Criada em 1998, na Coréia do Sul, a Declaração já conta com 1.700 signatários, entre países, empresas e academias. Há alguns anos, o Brasil também aderiu à lista, reconhecendo que as práticas sustentáveis são de responsabilidade coletiva e comprometendo-se a incentivá-las. Ao integrar o grupo, a Fiesp pretende fomentar a Produção Mais Limpa entre as indústrias.
Estarão presentes na cerimônia de assinatura, o secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, José Goldemberg, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, o presidente da Cetesb, Rubens Lara, e os representantes do PNUMA, Cristina F. Montenegro de Cerqueira (coordenadora do escritório do Brasil) e Ricardo Sánches Sosa (diretor regional do Rolac – Regional Office for Latin Ammerica & Caribbean). Além da Fiesp, assinam o documento algumas empresas governamentais e privadas, ongs, associações e sindicatos patronais e instituições de ensino.
Produção Mais Limpa – De acordo com o PNUMA, Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva voltada a processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência e reduzir os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente. Produção mais Limpa pode ser aplicada aos processos produtivos de qualquer indústria, aos produtos e a vários tipos de serviços. (Com informações da Fiesp)