Agricultura emite 10% cento das emissões de gases estufa da União Européia
2005-09-12
A agricultura é responsável por 10% das emissões de gases de efeito de estufa na União Européia, revelou, na útima sexta-feira (9/9), o Eurostat parlamento europeu, no arranque dos conselhos informais que reúnem em Londres, até esta segunda-feira (12/9), os ministros do Ambiente e Agricultura.Ontem (11/9), foram debatidas as relações entre alterações climáticas e agricultura.
Segundo o Eurostat, as emissões do setor – majoritariamente metano e óxido de nitrogênio - mantiveram-se estáveis entre 1994 e 1999 e registaram uma redução de seis por cento entre 1999 e 2003. As principais razões para a diminuição das emissões foram o declínio no número de cabeças de gado – a criação de gado representa mais de metade das emissões da agricultura – e a redução do uso de adubo e fertilizantes na maioria dos Estados membros.
A agricultura pode, no entanto, ajudar a reduzir as emissões de gases estufa do setor energético ao aumentar a produção de energias renováveis. A longo prazo, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e aumentar o uso de fontes renováveis, bem como a cogeração, são algumas formas de reduzir as emissões desses gases no setor energético.
A Comissão Européia sugere que devem ser feitos esforços na área da biomassa. O consumo de biomassa na União Européia aumentou 47% entre 1993 e 2003. (EFE, 11/9)