Impacto das hidrelétricas começa a ser discutido em Fórum na capital gaúcha
2005-09-09
Iniciou ontem (8/9), quinta feira, o II Fórum sobre impactos de hidrelétricas: Bacia do Rio Uruguai. O evento debaterá, de 08 a 10 de setembro, no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS, as questões que envolvem os impactos sociais e ambientais dos empreendimentos hidrelétricos na região sul do Brasil.
Na abertura do evento, às 19h, o Fórum contou com a presença de representantes de entidades de proteção ao meio ambiente e incentivo ao desenvolvimento sustentável da região, como Lucia Ortiz da Amigos da Terra, Paulo Brack da UFRGS e Rodrigo Cambará da InGa. — Os fiscalizadores tem de ser fiscalizados-, disse Cambará a respeito das irregularidades cometidas no uso das bacias de água no Brasil. E acrescenta: — O governo usa os recursos de maneira irracional.
O primeiro painel do Fórum foi: Paradigmas econômicos e filosóficos envolvidos na questão das hidrelétricas, com os conferencistas Lama Samtem do Instituto Caminho do Meio e Ademar Romero, Economista Ambiental da UNICAMP (SP).
O coral da Fepam também marcou presença no evento com músicas temáticas da natureza em uma apresentação que emocionou a todos os participantes. O Fórum vai até sábado e é aberto ao público. Informações adicionais sobre a programação e inscrição no site www.inga.org.br/forum/. (Por Ivana Gehlen)