ABES/RS promove a celebração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania
2005-09-09
Dando continuidade ao projeto Um Dia Sem Lixo, lançado em 2003, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS) – está preparando a realização de um evento de mobilização social no próximo dia 16 de setembro, sexta-feira, na véspera do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, que neste ano ocorre no dia 17 de setembro.
A Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS todos os anos desafiam as Américas a mobilizar a sociedade para celebrar a limpeza e a cidadania nos terceiros sábados do mês de setembro. OPAS e AIDIS querem mais que limpar ruas e avenidas. Querem lembrar a todo o cidadão sua responsabilidade na manutenção do ambiente limpo e livre de riscos de contaminação.
A celebração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania – Dia de Sol, em Porto Alegre, tem como objetivo promover a conscientização social sobre a necessidade de enfrentar a crescente problemática de resíduos sólidos a partir de mudanças de atitude que resultem na redução da geração de resíduos e na não proliferação de focos de lixo.
O evento ocorrerá junto à Usina do Gasômetro e terá múltiplas atrações, entre elas, uma feira voltada para escolares e público em geral, que reunirá atividades variadas, tais como exposições de projetos e produtos, oficinas práticas, atividades culturais e comercialização de produtos feitos a partir do aproveitamento de sobras e de materiais recicláveis. As entidades participantes oferecerão informações em vídeos, folhetos educativos, maquetes ou interação de técnicos especialistas com o público visitante.
Paralelamente, na sala 402 da Usina do Gasômetro estará ocorrendo o Ciclo de Palestras Resíduos Sólidos, responsabilidade de todos sobre diferentes temas relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. O encontro será dirigido para estudantes universitários, professores do ensino fundamental e médio, gestores públicos e comunidade técnica. A iniciativa conta com o apoio de diversas entidades governamentais, estaduais e municipais, educacionais, não governamentais e privadas.
(Com informações da Abes)