Prêmio estimula aspecto da responsabilidade social pouco praticado no País
2005-09-09
Este ano o 3° Benchmarking Ambiental Brasileiro, iniciativa inovadora que identifica, premia e, principalmente, compartilha o conhecimento que está por trás das iniciativas de sucesso da área socioambiental, selecionou 24 cases protagonizados por empresas, organizações da sociedade civil e governo em várias regiões do país.
— A democratização e o compartilhamento do conhecimento gerencial nesta área é um aspecto fundamental da responsabilidade social, mas ainda é pouco praticado no país-, explica Marilena Lino de Almeida Lavorato, diretora executiva da Mais Projetos Socioambiental, empresa idealizadora do Benchmarking Ambiental Brasileiro e que desenvolve programas focados na conscientização, educação e aplicabilidade do conhecimento ambiental nas organizações.
Conforme Marilena, daí a importância da ferramenta benchmarking, que se baseia na disponibilização dos Indicadores, modus operandi, e resultados alcançados para que os melhores modelos tornem-se referência para aferição de performances e aprendizado. — Este é o principal benefício da ferramenta, na medida em que disponibiliza não apenas os resultados, mas os caminhos percorridos para se chegar lá-, afirma.
Os 24 cases vencedores do 3° Benchmarking Ambiental Brasileiro serão apresentados e premiados no próximo dia 28/09, no Auditório SESC Paulista, em São Paulo. O evento será aberto às 9h da manhã para apresentar os cases vencedores, e um coquetel de encerramento acontecerá às 18h. Cerca de duzentos convidados entre empresários, autoridades, representantes de organizações diversas, profissionais que trabalham na área ambiental e jornalistas estarão presentes e conhecerão, em primeira mão, as iniciativas vencedoras com resultados comprovados nas áreas de reuso de água, tratamento de resíduos sólidos, programas de reflorestamento e reciclagem, educação e divulgação de informação ambiental. O credenciamento da imprensa já pode ser feito.
O Benchmarking Ambiental Brasileiro teve inicio em 2003, após uma pesquisa realizada com aproximadamente 300 empresas onde 89% dos pesquisados revelaram seu interesse pela ferramenta benchmarking na área ambiental. A partir desse resultado, nasceu o prêmio com o propósito de viabilizar essa prática gerencial, baseada no acesso compartilhado e democrático do conhecimento aplicado em ações de melhoria contínua compromissadas com o desenvolvimento sustentável.
— O aumento na quantidade e qualidade dos cases é uma realidade, o que confirma o grau de credibilidade, adesão e amadurecimento da iniciativa-, comemora Marilena. O 3° Benchmarking Ambiental Brasileiro conta com o apoio de 35 instituições e 8 integrantes na comissão técnica. (Com informações da Mais Projetos)