Vinte e seis baleias dão espetáculo no Litoral Sul catarinense
2005-09-08
Setembro é o mês em que o maior número de baleias-francas dá o ar da graça nas praias do litoral catarinense. Somente no feriado de 7 de setembro, 26 baleias foram avistadas nas praias de Laguna, Imbituba e Garopaba, segundo integrantes do Projeto Baleia Franca. Doze foram vistas no Cabo de Santa Marta (nas praias da Prainha, Cardoso e Praia Grande), em Laguna.
Em Imbituba, uma foi vista na praia de Itapirubá Sul, uma na praia do Porto, duas adultas e dois filhotes na praia da Vila, e mais outras duas duplas na praia da Ribanceira. Na Gamboa, norte de Garopaba duas baleias adultas com dois filhotes também deram seu espetáculo.
Segundo a bióloga do Projeto Baleia Franca, Karina Rejane Groch, nesta época do ano é normal avistar muitas baleias no litoral do Estado, especialmente este mês, que é o pico de aparições.
— A tendência é que mais mamíferos sejam avistados - afirma. Karina explica que as contagens das baleias são feitas diariamente, mas às vezes uma pode ser avistada duas vezes no mesmo dia em locais diferentes.
— Elas se movimentam muito no mar. Em muitos casos não temos condições de verificar mais de perto se são as mesmas - explica.
Embora os integrantes do Projeto Baleia Franca não tenham o número exato de baleias que já apareceram no Litoral Sul de Santa Catarina desde junho, quando iniciou a temporada, em apenas um vôo realizado da praia de Gamboa, no norte de Garopaba, até Tramandaí (RS), foram localizadas 61 baleias-francas.
Atividades
Devido às aparições das baleias, será realizado de 17 a 25 de setembro o 2º Mês da Baleia Franca em Santa Catarina e a 9ª Semana Nacional da Baleia Franca. Mais uma vez, a programação será desenvolvida nos municípios de Imbituba, Garopaba, Laguna e Jaguaruna, que já estão recebendo esse mamífero em suas praias.
De junho a novembro, a baleia aparece nas águas do litoral catarinense para ter e amamentar seus filhotes. (A Notícia, 08/09)